Política e Administração Pública

Câmara lança hoje nova edição do Guia Parlamento Aberto

Documento faz parte de parceria internacional para aumentar transparência e participação

17/12/2020 - 08:11  

Reprodução
Capa do Guia do Parlamento Aberto
Guia do Parlamento Aberto pode ser baixado gratuitamente

A Câmara dos Deputados lança hoje a edição revisada do Guia Parlamento Aberto. O material orienta ações para que o Poder Legislativo seja cada vez mais aberto para a sociedade.

O evento virtual será realizado às 14h30, com transmissão  pelo canal da Câmara no YouTube.

Parlamento Aberto
O Parlamento Aberto busca assegurar a transparência e o acesso à informação pública, a prestação de contas, a participação do cidadão no trabalho do Legislativo e o controle social da atividade parlamentar.

A parceria para o Governo Aberto (Open Government Partnership – OGP), da qual o Brasil faz parte, é uma iniciativa internacional que tem como um dos compromissos assumidos aprimorar a transparência e a participação no Poder Legislativo.

A revisão do Guia está prevista no 4º Plano de Ação Nacional em Governo Aberto, no Compromisso 7, que trata do Poder Legislativo. A intenção dessa atualização, além de adequar a linguagem, é incorporar lições aprendidas nas demais ações realizadas dentro desse compromisso. Essas ações estão divididas em quatro grandes eixos: comunicação; transparência legislativa; transparência administrativa; e participação social.

Da Redação - CL
Com informações da Assessoria de Imprensa

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.