Política e Administração Pública

Programa Parlamento Jovem Brasileiro passa a dispor de ferramentas interativas 

11/12/2020 - 15:06  

A Câmara dos Deputados implantou um conjunto de ferramentas digitais – a plataforma PJB Participe – para ampliar a participação popular no programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), que simula uma jornada parlamentar com estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares. As novas ferramentas são semelhantes às desenvolvidas para o portal e-Democracia da Câmara.

Participantes do Parlamento Jovem 2020 tomaram posse em novembro

Com a novidade, os selecionados pelo programa poderão opinar sobre os projetos uns dos outros; e professores, estudantes que já participaram ou querem participar do PJB e o público em geral poderão contribuir com a simulação. Na nova plataforma, também é possível conhecer os deputados jovens da edição do ano e seus respectivos projetos, opinar sobre as propostas apresentadas por eles, propor alterações, trocar ideias com os estudantes, acompanhar audiências públicas e votações de projetos em audiências interativas.

Na página da plataforma, entre outras ferramentas, o Wikilegis permite opinar sobre os projetos e propor alterações; o Expressão é um fórum para troca de ideias com os parlamentares jovens, onde qualquer pessoa pode deixar um comentário ou sugestão; e o Propostas PJB reúne os projetos apresentados pelos estudantes selecionados na edição do ano.

Educação para Democracia
O Parlamento Jovem Brasileiro destaca-se pelo conteúdo de Educação para Democracia discutido entre os participantes, que têm a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre política, cidadania, acesso a direitos, contexto social brasileiro e trabalho colaborativo. Nesta edição de 2020, o programa inovou com aulas abertas ao vivo no YouTube, com a presença de especialistas que explicaram a importância do Parlamento para a Democracia, discutiram o papel dos partidos políticos e até mesmo tiraram dúvidas sobre processo legislativo. As aulas estão disponíveis no canal do PJB no YouTube.

Semanalmente, o PJB ainda apresenta cinco de seus jovens deputados, em entrevistas ao vivo nas redes sociais. A cada sexta, sempre às 17h, os participantes falam de si e de seus projetos em uma LivePJB no perfil do programa no Instagram. As novidades sobre o PJB também podem ser acompanhadas no Facebook.

Da Redação - AC

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.