Política e Administração Pública

Por causa da pandemia, proposta adia prazo para entrega da declaração de IR

30/03/2020 - 15:23   •   Atualizado em 20/10/2020 - 00:00

O Projeto de Lei 1177/20 adia o prazo para a entrega da declaração anual do Imposto de Renda de Pessoa Física, em virtude da pandemia do novo coronavírus. Em 2020, a data limite é 30 de abril. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados
Comissão Externa destinada a acompanhar ações preventivas da vigilância sanitária e possíveis consequências para o Brasil quanto ao enfrentamento da pandemia causada pelo coronavírus - Reunião Técnica. Dep. Patricia Ferraz (PODE - AP)
Patricia Ferraz, uma das autoras do projeto

Para o contribuinte em geral, o adiamento deverá ser de 90 dias. Para os profissionais requisitados para trabalhar diretamente nas ações de combate à Covid-19, na área da saúde e da segurança pública, o adiamento deverá ser de 180 dias.

“Além de uma demanda da sociedade, a medida protege os profissionais da área de saúde e de segurança pública neste momento de crise sanitária e financeira”, afirmaram os autores, a deputada Patricia Ferraz (Pode-AP) e outros quatro parlamentares.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1177/2020

Íntegra da proposta