Educação, cultura e esportes

Parlamento Jovem brasileiro terá edição virtual em 2020

07/10/2020 - 19:20  

O Parlamento Jovem Brasileiro chega a sua décima sexta edição este ano e pela primeira vez as atividades serão realizadas também a distância. 78 jovens do ensino médio de todo o país vão participar do programa, que tem por objetivo aproximar o jovem do Poder Legislativo através da apresentação, debate e votação das propostas apresentadas por cada um deles.

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Parlamento Jovem Brasileiro 2019 – Sessão Plenária e entrega dos Diplomas
Sessão Plenária do Parlamento Jovem Brasileiro 2019

De 12 de outubro deste ano a 30 de abril de 2021 os jovens realizam atividades virtuais para a discussão e melhoria de suas propostas legislativas. Já as sessões plenárias devem ocorrer em Brasília de 11 a 14 de maio de 2021.

Aluna do terceiro ano do ensino tecnológico integrado do Instituto Federal de Minas Gerais, Lídia Nataly foi uma das escolhidas para participar do Parlamento Jovem de 2020.

Seu projeto prevê que os rótulos dos alimentos contenham a informação sobre emissões de gás carbônico durante a sua produção. Lídia Nataly afirmou que, apesar de não ser totalmente presencial, a experiência vai ser muito importante para todos os que participarem.

“Eu espero e acredito que essa jornada vai trazer muitos conhecimentos novos para mim sobre o sistema legislativo como um todo e também sobre os aparelhos da nossa democracia. Além disso, vai promover um intercâmbio cultural muito importante, já que nós somos 78 jovens de todos os cantos do país”.

Tiago Ramos Delamarque, da cidade de Presidente Dutra (MA), tem 17 anos e cursa o terceiro ano do ensino médio no Centro de Ensino Padre Anchieta. Seu projeto na área de direitos humanos e segurança pública quer tornar mais ágil o atendimento a mulheres vítimas de violência.

Na sua opinião, reunir jovens de todo o país para uma vivência legislativa vai ser positivo para todos que participarem.

“Vai mostrar para nós todo o processo legislativo: como que ocorre a tramitação de um projeto de lei na Câmara e o que precisa fazer para que esse projeto seja votado. Além da jornada parlamentar, nós vamos ser um deputado federal, vamos ter essa jornada parlamentar em Brasília”.

Dos 311 projetos apresentados, 78 foram escolhidos por um grupo de avaliadores que levou em conta a originalidade, a clareza e a relevância da proposta em âmbito federal.

Reportagem - Karla Alessandra
Edição - Ana Chalub

  • Áudio da matéria

    Ouça esta matéria na Rádio Câmara

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.