Meio ambiente e energia

Comissão avalia atuação dos governos no combate a incêndios florestais

06/10/2020 - 08:11  

Divulgação
Mão com luva segura as patas de uma onça queimadas em incêndio no Pantanal
ONGs criticam demora do governo para combater o fogo e socorrer animais feridos

A comissão externa que acompanha o enfrentamento de queimadas no Brasil reúne-se às 10h30 para avaliar as ações dos órgãos governamentais no combate aos incêndios ocorridos nos últimos meses.

O debate será virtual e poderá ser acompanhado por meio do portal e-Democracia.

Na quarta-feira passada, o coordenador-substituto do Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Alberto Setzer, disse aos parlamentares que, desde janeiro, houve aumento de 195% no número de queimadas detectadas no Pantanal comparando com o mesmo período 2019. “Em 2020 o número de focos já ultrapassou qualquer outro ano que tínhamos registrado na série histórica, desde 1998”, comparou.

Já representantes de organizações não governamentais (ONGs) ouvidos na sexta-feira passada pela comissão reclamaram da lentidão do governo em lidar com o incêndio do Pantanal, que, segundo eles, era previsível, diante do início precoce da seca na região, em janeiro/fevereiro.

No fim de setembro, ambientalistas já tinham denunciado a falta de ação do governo federal e dos governos do Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul no combate ao fogo no Pantanal.

Visita in loco
Uma comitiva de deputados visitou as localidades atingidas pelos incêndios no Pantanal  e se reuniu com entidades, bombeiros e gestores em busca de soluções para a emergência ambiental.

Imagens e vídeos registrados pelos parlamentares e suas assessorias mostram um Pantanal devastado, com o céu encoberto pela fumaça, o chão seco, animais mortos ou gravemente feridos e ainda sobreviventes em busca da pouca água que restou em poças.

Debatedores
Desde então, a comissão vem promovendo diversas audiências sobre o combate às queimadas. Desta vez, foram convidados para discutir o assunto:
- o secretário-executivo-adjunto do Ministério do Meio Ambiente, Eduardo Lunardelli Novaes;
- o secretário-adjunto da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ronney Augusto Matsui Araújo;
- o subchefe de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, general de brigada José Eduardo Leal de Oliveira;
- o secretário de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck; e
- o secretário executivo da Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso, Alex Sandro Antônio Marega.

 

 

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.