Proposto saque do PIS/Pasep por desempregado de 45 anos
09/08/2005 - 11:56
A Câmara analisa o Projeto de Lei Complementar 262/05, do deputado Lobbe Neto (PSDB-SP), que autoriza o saque da conta individual do PIS/Pasep ao desempregado com mais de 45 anos de idade.
Segundo o autor do projeto, a medida não resolverá definitivamente o problema do desemprego para as pessoas com idade acima de 45 anos, mas poderá amenizar a sua situação com a possibilidade de abertura de pequenos negócios.
O que diz a lei
A atual Constituição extinguiu o recolhimento do PIS/Pasep para as contas individuais dos trabalhadores, passando a destinar os recursos para o financiamento do seguro-desemprego, do abono salarial e de programas de desenvolvimento econômico. As contas individuais existentes até aquela data, porém, foram preservadas, podendo sofrer saques em casos de aposentadoria, passagem do trabalhador para a reserva remunerada, reserva ou invalidez.
Tramitação Reportagem - Oscar Telles
O projeto foi apensado ao PLP 4/91, do ex-deputado Carlos Cardinal, que autoriza o pagamento do saldo existente na conta do PIS/Pasep para quem tiver se casado antes de 1971. Os dois textos estão prontos para entrar na pauta de votação do Plenário.
Edição - Rejane Oliveira
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.