Economia

Trabalho debaterá negociação da Petrobras com a Braskem

05/08/2005 - 19:54  

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público deverá realizar na próxima quinta-feira (11) uma audiência pública para debater a negociação entre a Petrobras e a Braskem, empresa do grupo Odebrecht que atua na produção de gases e resinas usadas na fabricação de plásticos. O requerimento solicitando a audiência foi apresentado pelo deputado Tarcísio Zimmermann (PT-RS) e aprovado na última quarta-feira (3).
Foram convidados a participar do debate a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff; o ministro das Minas e Energia, Silas Rondeau; o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli; o presidente da Braskem, José Carlos Grubisich; o coordenador-geral da Confederação Nacional do Ramo Químico (CNQ), Aparecido Donizeti da Silva; e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Pólo Petroquímico do Rio Grande do Sul (Sindipolo), Carlos Eitor Machado Rodrigues.

Monopólio e demissões
De acordo com Tarcísio Zimmermann, o encontro servirá para esclarecer as conseqüências da possível compra, por parte da Petrobras, de ações da Braskem. O negócio poderá provocar profundas alterações no mercado petroquímico brasileiro e, segundo a CNQ e o Sindipolo, estimulará demissões no setor.
Zimmermann ressalta que o aumento da participação da Petrobras na Braskem poderá ampliar, de forma excessiva, o poder de mercado da empresa do grupo Odebrecht, afetando os preços dos produtos químicos e gerando demissões em massa. As dispensas seriam maiores no Rio Grande do Sul, uma vez que a negociação poderá levar a estatal petrolífera a transferir para a Braskem os seus ativos na Companhia Petroquímica do Sul (Copesul).

A audiência será realizada às 10 horas, no plenário 12 da Câmara.

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Francisco Brandão

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.