Relações exteriores

Comissão aprova acordo de segurança aérea com EUA

05/08/2005 - 12:35  

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou na quarta-feira (3) acordo sobre segurança da aviação com os Estados Unidos. Pela proposta do Executivo (Mensagem 817/04), as duas partes vão facilitar a aceitação recíproca das "aprovações de aeronavegabilidade e dos testes e aprovações ambientais de produtos aeronáuticos civis e das avaliações de qualificação de simuladores de vôo".

Monitoramento
Além disso, os dois países comprometem-se a facilitar o monitoramento recíproco das instalações de manutenção, do pessoal de manutenção, dos aeronautas, dos estabelecimentos de treinamento de aviação e das operações de vôo. Pelo Brasil, o agente executivo do Acordo será o Departamento de Aviação Civil (DAC). Pelos Estados Unidos, será a Federal Aviation Administration (FAA).
O relator, deputado Medeiros (PL-SP), afirmou que Brasil e Estados Unidos "revelam preocupações comuns quanto à operação segura das aeronaves civis, buscando possíveis reduções nos custos da indústria e dos operadores da aviação, representados por inspeções técnicas redundantes, avaliações e testes".

Tramitação
Antes de ser votada pelo Plenário, a mensagem ainda será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Luiz Cláudio Pinheiro
Edição - Rodrigo Bittar

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MSC 817/2004

Íntegra da proposta