Educação, cultura e esportes

Classificação de filme poderá ganhar lugar visível em loja

01/08/2005 - 14:26  

As lojas que alugam ou vendem fitas de vídeo e DVD poderão ser obrigadas a exibir, em lugar visível, a idade recomendada para cada filme. Essa é a proposta do Projeto de Lei 5597/05, do deputado Wellington Roberto (PL-PB). Segundo o texto, o estabelecimento que descumprir a determinação pagará multa. Em caso de reincidência, a loja poderá ser fechada por até 15 dias.
O objetivo da proposição, segundo Wellington Roberto, é resguardar crianças e adolescentes da exposição a filmes com conteúdos incompatíveis com o seu desenvolvimento físico, emocional e mental. O controle já existe no cinema, mas não nas lojas e locadoras.
A medida, na opinião do parlamentar, permitiria aos pais saberem que filmes são compatíveis com a idade de seus filhos. "Filmes contendo cenas de violência e nudez passam a ser acessíveis aos públicos de todas as idades nas lojas, sem nenhuma preocupação com a idade mínima recomendada", reclama.

Tramitação
A proposição, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Educação aprova proibição de filmes indevidos em viagens
Projeto veda jogos violentos a crianças e adolescentes

Da Redação/NN

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5597/2005

Íntegra da proposta