Ciência, tecnologia e Comunicações

Assinantes de linhas pré-pagas poderão receber extrato

29/07/2005 - 13:35  

Os usuários de linhas pré-pagas de telefone celular poderão receber extratos detalhados sobre as ligações efetuadas. O envio dos demonstrativos está previsto no Projeto de Lei 5523/05, do deputado Neuton Lima (PTB-SP).
A proposta determina que as operadoras especifiquem nos extratos as ligações realizadas e suas respectivas durações, assim como os créditos adquiridos, o saldo remanescente e o prazo de validade. Os extratos terão de ser enviados ao assinante pelos Correios e referir-se a período de tempo não superior a três meses.

Controle de gastos
Segundo Neuton Lima, embora a modalidade pré-paga corresponda a 85% das linhas móveis do País, os assinantes desse serviço não podem controlar corretamente seus gastos e aferir o seu consumo. "Além de não possuírem conta telefônica, eles têm que lidar com diversos planos de serviços, que resultam em múltiplas tarifas e prazos de validade dos créditos carregados".
O deputado afirma que as operadoras podem custear o envio de extratos aos usuários, já que a diferença tarifária entre as ligações pré e pós-pagas chega hoje a cinco vezes.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, foi apensado ao PL 3213/00, de autoria do deputado Carlos Rodrigues (PL-RJ), que obriga as empresas prestadoras de serviços de telefonia fixa ou móvel a fornecerem extratos detalhados das ligações efetuadas. A proposta de Carlos Rodrigues tramita na Comissão de Defesa do Consumidor, onde recebeu parecer favorável do relator, deputado Luiz Bittencourt (PMDB-GO). Em seguida, a matéria será analisada pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Telefônica pode ter prazo de 30 dias para cobrar chamadas
Conta telefônica poderá ser detalhada na internet

Reportagem - Marcos Rossi
Edição - Rejane Oliveira

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3213/2000

Íntegra da proposta