Direitos Humanos

Seguridade rejeita redução de pena por doação de órgãos

07/07/2005 - 18:38  

A Comissão de Seguridade Social e Família rejeitou ontem o Projeto de Lei 1321/03, do deputado Valdemar Costa Neto (PL-SP), que permite a redução da pena do condenado de 20% a 50% mediante doação de órgãos para transplante. O projeto garante ainda a redução de 10% da pena àquele que for doador de sangue em caráter continuado por pelo menos um ano.
Em seu parecer contrário ao projeto, o relator, deputado Mário Heringer (PDT-MG), afirma que a grande maioria da população carcerária, de baixa escolaridade, não tem recursos para compreender a importância do órgão a ser doado e os comprometimentos de sua falta no futuro. "Restaria no ar a sensação de exploração do condenado criminal", argumentou.

Tramitação
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) vai analisar o mérito e a técnica legislativa do projeto, que, se aprovado na CCJ, será votado pelo Plenário.

Da Redação/RO

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornaalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.