Educação, cultura e esportes

Detetor de metais em escola pública poderá ser obrigatório

05/07/2005 - 17:31  

A instalação de detetores de metais nas entradas de escolas públicas poderá se tornar obrigatória, caso o Projeto de Lei 5316/05, da deputada Zelinda Novaes (PFL-BA), seja aprovado. O objetivo da proposta é prevenir a violência dentro dos estabelecimentos de ensino público, onde, de acordo com pesquisa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), 35% dos alunos e 29% dos funcionários em seis capitais brasileiras já viram algum tipo de arma dentro da escola.
Para a deputada, os números da pesquisa da Unesco demonstram que o estudante brasileiro tem um potencial para a agressividade. O levantamento mostra que as armas mais comuns nas escolas públicas são as denominadas brancas, como canivetes (21%), facas (13%) e punhais (4%). "Mesmo não sendo arma de fogo, o aluno considera que carregar esses instrumentos representa virilidade, poder, intimidação ou defesa contra a insegurança", argumenta.

Tramitação
O PL 5316/05 tramita em caráter conclusivo pelas comissões de Educação e Cultura; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Da Redação/PCS

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851
Fax. (61) 3216.1856
E-mail: agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.