PEC torna o voto facultativo para idoso e deficiente
01/07/2005 - 16:15
O voto e o alistamento eleitoral poderão tornar-se facultativos para os maiores de 60 anos, os aposentados e os portadores de doenças incapacitantes e de deficiências físicas. É o que prevê a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 409/05, do deputado Ivo José (PT-MG).
De acordo com o parlamentar, o exercício do direito ao voto muitas vezes torna-se um sacrifício para os idosos e os deficientes. "Eles enfrentam grandes dificuldades no sistema de transporte público", argumenta o deputado. "Além disso, o acesso a alguns locais de votação é problemático e, dentro das seções eleitorais, as instalações físicas também não são adaptadas para essas pessoas."
Atualmente, o voto no Brasil é facultativo apenas para os maiores de 70 anos, os analfabetos e os jovens na faixa dos 16 aos 18 anos.
Tramitação
A proposta foi apensada (anexada para tramitação em conjunto) à PEC 211/95, do deputado José Janene (PP-PR), que torna o voto facultativo para todos os eleitores e prevê a coincidência de mandatos. A matéria está em análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Conheça a tramitação de propostas de emenda à Constituição Reportagem - João Pitella Junior
Edição - Rejane Oliveira
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.
RCA