Política e Administração Pública

Desempregado com mais de 45 anos poderá sacar Pis/Pasep

24/06/2005 - 12:46  

Os desempregados que tiverem mais de 45 anos de idade poderão receber o saldo de conta individual no PIS/Pasep, desde que se encontrem em situação de desemprego involuntário. A medida está prevista no Projeto de Lei Complementar (PLP) 250/05, apresentado pelo deputado Professor Irapuan Teixeira (PP-SP). O objetivo da proposta é suprir as necessidade financeiras dos desempregados acima dessa faixa etária que não conseguem voltar ao mercado de trabalho.
Atualmente, o titular de conta individual pode sacar o saldo do PIS/Pasep nos casos de aposentadoria, de transferência para a reserva remunerada, de reforma ou de invalidez. Os recursos do programa são destinados ao financiamento do seguro-desemprego, ao pagamento do abono salarial e ao financiamento de programas de desenvolvimento econômico.

Tramitação
O projeto tramita em conjunto com o PLP 4/91, que também modifica critérios de saque do PIS/Pasep. Os textos estão sujeitos à votação do Plenário.

Notícias anteriores:
Seguro-desemprego pode ser ampliado para seis meses
Desempregado poderá ter inscrição gratuita em concurso
Seguro-desemprego poderá exigir serviço comunitário

Da Redação/PT

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.