Comissão aprova cores da bandeira em uniformes de seleções
23/06/2005 - 18:04
A Comissão de Turismo e Desporto aprovou na última quarta-feira (22) o Projeto de Lei 4903/05, da deputada Maninha (PT-DF), que determina as cores dos uniformes de atletas que representem o País em torneios internacionais. Pelo texto, somente poderão ser usados uniformes confeccionados com as cores da bandeira brasileira: verde, amarelo, azul e branco.
A proposta foi elaborada depois que os meios de comunicação divulgaram, em fevereiro, que a seleção brasileira masculina de vôlei usaria uniforme com as cores preto e dourado e a feminina vestiria a cor rosa. O objetivo da autora é evitar que patrocinadores imponham suas próprias cores aos uniformes de atletas e de equipes como forma de promover seus produtos.
Marca Brasil
Na opinião do relator da proposta, deputado Gilmar Machado (PT-MG), os atletas e seleções são beneficiados em função da "marca Brasil", seja pelo patrocínio do Estado, pelo acesso a programas governamentais ou pela atração de patrocinadores privados. "A busca por patrocínio esportivo é positiva, pois contribui para o desenvolvimento do esporte e a manutenção de seleções permanentes. Porém, um patrocinador brasileiro não pode substituir as cores que identificam o País", defendeu o relator. Machado afirmou ainda ser injustificável gastar dinheiro público com seleções que não utilizam as cores da bandeira.
Tramitação Da Redação/NN
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será também analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)
Agência Câmara
Tel. (61) 216.1851/216.1852
Fax. (61) 216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.