Política e Administração Pública

Licenciamento de carro pode exigir comprovante de recall

22/06/2005 - 08:54  

Os fabricantes, importadores e montadores poderão ser obrigados a informar ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) todas as informações a respeito dos recalls: modelos-alvos, motivos, números de chassis e anos de fabricação dos carros. De autoria do deputado Francisco Garcia (PP-AM), a proposta (PL 5229/05) altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9503/97) para determinar que o proprietário, ao licenciar o veículo, deverá comprovar sua aprovação nas inspeções de segurança veicular, com a apresentação do comprovante de comparecimento ao recall e de controle de emissões de gases poluentes e de ruído.
De acordo com o parlamentar, a constatação que, de cada cinco brasileiros convocados pelos fabricantes para trocar peças defeituosas nos carros, dois não comparecem, torna as ruas ainda mais perigosas e sujeitas a acidentes.

Tramitação
Sujeita à análise do plenário, a matéria tramita em conjunto com o PL 323/03, do deputado Marcelo Ortiz (PV-SP), que normatiza o procedimento de recall de veículos com defeito de fabricação. As proposições tramitam na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, onde foi designado relator o deputado Ademir Camilo (PL-MG).

Reportagem - Oscar Telles
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 216.1851/216.1852
Fax. (61) 216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.