Saúde

Proposta renova prazo para hospital filantrópico ter certificação de beneficente

Texto altera lei que validou a declaração de gestor local do SUS como comprovante para entidade ser considerada beneficente

25/05/2020 - 17:48  

O Projeto de Lei 2809/20 renova o prazo para hospitais filantrópicos pedirem concessão ou renovação da certificação de entidades beneficentes de assistência social (Cebas) do fim de 2018 para o fim de 2021. Com a certificação, essas entidades podem, por exemplo, obter linha de crédito com bancos públicos com melhores condições que as de mercado.

Ana Luiza Tomaz e Letícia Fortunato
Saúde - hospitais - Santa Casa de Misericórdia
Entidades precisam da certificação Cebas para obter linha de crédito com melhores condições, por exemplo

A proposta, dos deputados Antonio Brito (PSD-BA), Dr. Luiz Antonio Teixeira Jr. (PP-RJ) e Carmen Zanotto (Cidadania-SC), tramita na Câmara dos Deputados.

O texto altera a Lei 13.650/18, que validou a declaração de gestor local do SUS como comprovante suficiente para uma entidade de saúde ser considerada beneficente de assistência social na área de saúde (como previsto na Lei 12.101/09).

Segundo os autores da proposta, o atual estado de calamidade pública em razão da pandemia mostra como são urgentes e necessárias as medidas para agilizar a obtenção da Cebas. “A renovação das medidas adotadas pela lei é premente”, afirma a justificativa do projeto assinado pelos deputados.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem - Tiago Miranda
Edição - Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta