Segurança

Projeto impede prescrição de crimes durante estado de calamidade pública

O texto suspende a prescrição da pretensão punitiva e executória em caso de pandemia

04/06/2020 - 21:09  

Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados
Ordem do dia para votação de propostas. Dep. Guilherme Derrite (PP - SP)
Guilherme Derrite: há risco de prescrição principalmente de crimes com penas mais baixas e que dependem de audiência presencial

O Projeto de Lei 2684/10 suspende a contagem do prazo de prescrição de crimes durante a vigência de estado de calamidade pública provocado por surto, epidemia ou pandemia. Em análise na Câmara dos Deputados, a proposta altera o Código Penal para suspender a prescrição da pretensão punitiva (interesse em processar o acusado) e executória (interesse em executar a pena) do Estado.

Autor do projeto, o deputado Guilherme Derrite (PP-SP) lembra que, para diminuir o risco de contágio pelo novo coronavírus – causador da Covid-19 –, o Poder Judiciário passou a atuar em regime de plantão extraordinário e, assim, deixou de realizar audiências e atos processuais que exijam a aproximação de pessoas.

“Muitos processos penais, sobretudo aqueles que tratam de crimes com penas mais baixas e que dependem de audiência presencial (como muitos casos que envolvem violência doméstica e familiar contra a mulher), poderão deixar de existir”, adverte Derrite.

“Para que o Brasil continue a combater os criminosos que ousam desafiar a soberania estatal, urge alterar as regras de suspensão da prescrição das pretensões punitiva e executória, para que estas não corram enquanto persistir o estado de calamidade pública”, afirma.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2684/2020

Íntegra da proposta