Técnicos em Radiologia podem ter aumento no piso salarial
13/06/2005 - 19:27
O piso salarial dos técnicos em Radiologia poderá dobrar, de dois para quatro salários mínimos, incidindo ainda sobre o vencimento 40% de risco de vida e insalubridade. As mudanças estão previstas no Projeto de Lei 5170/05, de autoria do deputado Givaldo Carimbão (PSB-AL). A proposta altera a Lei 7394/85, que regula o exercício dessa profissão.
Givaldo Carimbão lembra que os profissionais de Radiologia correm risco por causa da exposição a radiações ionizantes, que podem levar ao desenvolvimento de câncer e leucemia, dependendo das doses. A redução da fertilidade, a esterilidade e outras mutações gênicas e cromossômicas são também conseqüências da radiação apontadas pelo parlamentar.
Jornada e riscos
Como os técnicos em Radiologia recebem salários baixos e têm jornada de trabalho de 24 horas semanais, muitas vezes dão expediente em dois empregos e se expõem a mais riscos. Por isso, assegura Carimbão, o aumento é urgente.
O autor explica que o projeto está de acordo com o artigo 7º da Constituição Federal, que determina como direito dos trabalhadores a redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança.
Tramitação Reportagem - Marcos Rossi
O projeto tramita em conjunto com o PL 5863/01, do deputado Luciano Zica (PT-SP), que também altera a Lei 7394/85. Esse projeto define que os técnicos em Radiologia poderão ter seu piso salarial definido de acordo com as convenções coletivas negociadas pelos sindicatos.
As propostas, que tramitam em caráter conclusivo, estão na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, e depois serão analisadas pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Edição - Regina Céli Assumpção
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)
Agência Câmara
Tel. (61) 216.1851/216.1852
Fax. (61) 216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.