Direito e Justiça

Projeto restringe funcionamento de áreas comuns de condomínios

Texto também prevê assembleias virtuais, inclusive quando terminar a pandemia de Covid-19

05/05/2020 - 14:59  

O Projeto de Lei 2323/20 suspende, nos condomínios brasileiros, a utilização de áreas comuns para reuniões e festas, circulação de pessoas sem equipamentos de segurança e uso de estacionamentos por terceiros. A proposta tramita na Câmara dos Deputados e foi apresentada pela deputada Celina Leão (PP-DF), como medida de enfrentamento da Covid-19, enquanto durar a pandemia.

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Sessão deliberativa destinada à deliberação de Vetos. Dep. Celina Leão (PP - DF)
Celina Leão busca, com o texto, criar condições para o funcionamento dos condomínios durante a pandemia

Pelo texto, caberá ao síndico de cada condomínio fiscalizar a aplicação da norma proposta. “O projeto busca condições para o funcionamento dos condomínios, sejam residenciais ou comerciais. O momento é grave e necessita de todos os esforços”, afirma Leão.

O projeto permite ainda a realização de assembleias virtuais nos condomínios, devendo esta regra continuar mesmo após o fim da pandemia de Covid-19. Celina Leão acredita que a medida fará justiça a condôminos que não podem participar presencialmente de reuniões, que muitas vezes acabam sendo realizadas com quórum baixo. “Hoje podemos participar de reuniões pelo diversos aparelhos eletrônicos”, ressalta.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Noéli Nobre
Edição - Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2323/2020

Íntegra da proposta