Reativação de transporte ferroviário é consenso em debate
08/06/2005 - 20:55
Participantes de uma audiência pública realizada pela Comissão de Turismo e Desporto defenderam hoje a reativação dos transportes ferroviários no Brasil. Essa reativação, porém, não deve ser feita por mero saudosismo, mas a partir de estudos de viabilidade econômica, como disse o diretor do Departamento de Relações Institucionais do Ministério dos Transportes, Afonso Carneiro Filho.
O diretor afirmou que os trens trazem ganhos nos setores de turismo e transporte de passageiros e carga, geram emprego e renda e desenvolvimento econômico regional. Também possibilitam a recuperação do patrimônio cultural e histórico ferroviário. "Todos questionam por que o Brasil ainda não tem o seu transporte ferroviário de passageiros. Nós estamos estudando a questão dos trens turísticos, dos regionais e dos trens de alta velocidade", disse, lembrando que o governo federal tem se preocupado com a questão e lançou, há dois anos, o Plano de Revitalização das Ferrovias.
Abandono
A audiência pública de hoje foi sugerida pelo deputado Márcio Reinaldo Moreira (PP-MG), que considera o debate relevante, principalmente para as regiões que investiram em uma malha ferroviária significativa e que hoje está abandonada. O deputado lembrou que a opção pelas rodovias precisa ser repensada: são constantes os acidentes, roubos e a quebra de caminhões nas estradas, o que gera desperdício de riquezas e perda de vidas humanas. "É mais fácil contar as estrelas do céu do que os buracos nos asfaltos de nossas rodovias, principalmente federais", ironizou.
O diretor do Ministério dos Transportes ressaltou que só será possível resgatar o transporte ferroviário brasileiro se houver interesse da população e participação dos poderes locais, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada.
Notícias anteriores:
Severino manifesta-se contra MP que extingue RFFSA
Deputados criticam falta de política do setor ferroviário
Reportagem - Simone Salles
Edição - Noéli Nobre
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)
Agência Câmara
Tel. (61) 216.1851/216.1852
Fax. (61) 216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.