Economia

Projeto suspende por 90 dias cobrança de tarifas por transferências eletrônicas

Ideia da autora é incentivar a circulação financeira de forma digital, diminuindo a necessidade de papel moeda

16/04/2020 - 13:53  

Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados
Comissão Externa destinada a acompanhar ações preventivas da vigilância sanitária e possíveis consequências para o Brasil quanto ao enfrentamento da pandemia causada pelo coronavírus - Reunião Técnica. Dep. Patricia Ferraz (PODE - AP)
Deputada Patricia Ferraz, em reunião da comissão externa que acompanha as medidas de combate à pandemia

O Projeto de Lei 1817/20 suspende por 90 dias, em caso de calamidade pública ou de emergência em saúde pública, a cobrança de tarifas bancárias do cliente que utiliza o pacote de serviços ou realiza transferências eletrônicas, como o TED (Transferência Eletrônica Disponível) ou o DOC (Documento de Ordem de Crédito). O texto em análise na Câmara dos Deputados estabelece que a medida se aplica a instituições financeiras públicas e privadas.

A deputada Patricia Ferraz (Pode-AP), autora da proposta, argumenta que a necessidade de isolamento social, uma das medidas de combate à pandemia de Covid-19, tem obrigado a sociedade brasileira a modificar alguns hábitos e a forma de consumo.

“Por essa razão, é necessário criar incentivos para que haja circulação financeira de forma digital, diminuindo a necessidade de circulação através de papel moeda”, observa a deputada. “A população brasileira não poderá ser penalizada financeiramente por esta mudança extremamente necessária de hábitos”, completa.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Roberto Seabra

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1817/2020

Íntegra da proposta