Educação, cultura e esportes

Avaliação mais abrangente para educação é aceita

20/05/2005 - 18:56  

A Comissão de Educação e Cultura aprovou na última quarta-feira (18), na forma de substitutivo, um projeto de lei (PL 1200/03) que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para ampliar o sistema de avaliação do ensino fundamental, médio e superior. Atualmente, a LDB (Lei 9394/96) estabelece que o processo de avaliação será feito exclusivamente por meio de provas de rendimento escolar, como o Exame Nacional de Cursos (Provão).
Para o autor do projeto, deputado Ivan Valente (PT-SP), o desempenho do aluno, sozinho, não expressa o resultado do processo de aprendizagem, a qualidade do ensino e as condições de funcionamento da instituição. O projeto não chega a especificar como seria a nova avaliação, tarefa que ficaria a cargo do Ministério da Educação.

Análise ampliada
No substitutivo, o relator da matéria na comissão, deputado Rogério Teófilo (PPS-AL), acatou a proposta de excluir o termo "rendimento escolar" do artigo nono da LDB, por considerar que a lei se tornará mais abrangente ao contemplar a análise da educação escolar em seus diferentes níveis e dimensões. O parlamentar alterou apenas a parte do projeto que trata da avaliação do ensino superior, por entender que ela já está contemplada na Lei 10861/04, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Tramitação
O PL 1200/03, que tramita em caráter conclusivo, segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Confira as leis que regem o sistema educacional brasileiro

Matérias anteriores:
Câmara tem vários projetos sobre ensino superior

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 216.1851/216.1852
Fax. (61) 216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.