Segurança

Projeto prevê reaproveitamento de PMs e bombeiros inativos

03/02/2020 - 12:26  

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Ordem do dia para discussão e votação de diversos projetos. Primeira-secretária da Câmara, dep. Soraya Santos (PL - RJ)
Soraya afirma que a proposta beneficia policiais, o Estado e a sociedade

O Projeto de Lei 6135/19 permite o reaproveitamento de policiais e bombeiros militares aposentados por deficiência física em atividades-meio das corporações. Segundo o texto, que tramita na Câmara dos Deputados, o profissional deverá ser remunerado, segundo critério definido pelo estado ou pelo Distrito Federal, sem a incidência de encargos previdenciários.

A proposta, de autoria da deputada Soraya Santos (PL-RJ), determina ainda que o aproveitamento do militar preza pela sua recuperação física e psicológica.  Segundo ela, a proposta tem foco no interesse público e beneficia os próprios policiais e a toda a sociedade.

“Beneficia o policial militar ou bombeiro militar inativo cuja carreira quase sempre foi interrompida, retirando dele a possibilidade de promoção para viver dignamente com sua família, além do que, tal situação pode gerar situações de estresse, depressão e suicídio”, disse.

“O texto beneficia também a sociedade como um todo, porque, ao utilizar inativos em atividades-meio, liberam-se policiais para reforçar a atividade-fim, como o policiamento ostensivo e resgates”, completou.

Tramitação
O texto em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta