Política e Administração Pública

Projeto proíbe cortes orçamentários em programas sociais e de distribuição de renda

03/02/2020 - 10:23  

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Audiência Pública - Tema: "Plano viver sem limite". Dep. Rejane Dias (PT - PI)
Rejane Dias ressalta importância dos programas sociais para justificar a proibição de cortes

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 251/19 altera a Lei de Responsabilidade Fiscal para impedir cortes orçamentários em obrigações constitucionais e legais, o que envolve programas sociais como o Bolsa Família, o Benefício da Prestação Continuada (BPC) – pago a idosos acima de 65 anos ou pessoas com deficiência de baixa renda – e outros programas de transferência de renda.

Na avaliação da autora, deputada Rejane Dias (PT-PI), políticas públicas sociais protegem direitos fundamentais previstos na Constituição Federal e não podem sofrer limitações ou cortes.

“Programas com objetivos sociais de resolver injustiças sociais, principalmente os que visam promover direitos constitucionais, como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada e a transferência de renda a pessoas de baixo poder aquisitivo, não podem ser afetados por contingenciamentos financeiros”, defende a deputada.

Tramitação
O texto será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para o Plenário.

Conheça a tramitação de projetos de lei complementar

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PLP 251/2019

Íntegra da proposta