Política e Administração Pública

Ao receber título de Brasileiro do Ano, Rodrigo Maia defende Parlamento e reformas

Maia disse que seu papel é tentar recuperar o prestígio do Parlamento e criar um ambiente propício para a aprovação de propostas importantes para o Brasil

03/12/2019 - 08:39  

Rodrigo Maia: "Nada vai mudar nesse País que não seja pelo Parlamento”

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu na noite desta segunda-feira (2), em São Paulo, a importância da aprovação das reformas, como a previdenciária e a tributária, e o papel do Parlamento na construção de um Estado que beneficie a parcela mais pobre da população.

“Não podemos mais ter um Estado em que as somas dos impostos e transferências reduzam a nossa desigualdade em só 4%. Na Europa, impostos e transferências reduzem a desigualdade em 38%. Então esse Estado não é para todos os brasileiros”, disse. “Eu não sou contra o Estado, eu sou contra esse Estado, que infelizmente nós participamos e nós criamos. Esse Estado que tem que ser modificado”, defendeu.

A afirmação foi feita durante o discurso de recebimento do título de “Brasileiro do Ano”, concedido pelas revistas Istoé e Istoé Dinheiro. Maia recebeu o título das mãos de Caco Alzugaray, presidente executivo da Editora Três, que edita as revistas.

Para as publicações, a atuação de Maia foi fundamental para a aprovação da reforma da Previdência no Congresso Nacional. Segundo elas, o presidente da Câmara “tomou as rédeas do processo” e conseguiu formar uma “maioria esmagadora para a aprovação do projeto”.

Prestígio do Parlamento
Ao receber a homenagem, Maia destacou a importância do Poder Legislativo, que segundo ele nem sempre é compreendido pela sociedade. “Quando Parlamento assume a sua responsabilidade, ele assume o que há de mais importante num país livre e democrático, que é o respeito e a recuperação da admiração da sociedade pelas instituições democráticas”, disse.

“Esse tem sido o nosso papel, tem sido o meu papel: tentar recuperar o prestígio do Parlamento perante a sociedade. Nada vai mudar nesse País que não seja pelo Parlamento”.

Reformas
Maia afirmou que o seu papel, como presidente da Câmara, é criar um ambiente para a aprovação de propostas importantes para o Brasil. “O presidente da Câmara não é o presidente que executa. É presidente que ouve, coordena e constrói maiorias”, afirmou.

O presidente da Câmara disse ainda que o trabalho de construção das mudanças que o País precisa começou no governo de Michel Temer, com a aprovação da reforma trabalhista e da emenda constitucional que trata do teto de gastos públicos, e vai continuar agora no governo do presidente Jair Bolsonaro.

Maia lembrou que, na semana passada, a Câmara lançou uma agenda legislativa com projetos na área social, com foco na redução da pobreza e da desigualdade.

Perfil
Atualmente no sexto mandato como deputado federal, Rodrigo Maia (49 anos) ocupa a presidência da Câmara pela terceira vez consecutiva. A primeira eleição ocorreu em 2016. Ele foi reconduzido em 2017 e, novamente, em fevereiro deste ano, sempre pelo mesmo partido (DEM).

Reportagem – Janary Júnior
Edição - Natalia Doederlein

  • Áudio da matéria

    Ouça esta matéria na Rádio Câmara

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.