Proposta regulamenta atuação de militares na gestão de escolas públicas regulares
Objetivo da proposta é estabelecer os limites da atuação de militares na escola civil, evitando que se confunda com escola vocacional militar
28/11/2019 - 13:16
O Projeto de Lei 4938/19 regulamenta a gestão compartilhada entre civis e militares em escolas públicas de ensino fundamental e médio, em caráter excepcional, para a garantia da ordem.
Conforme a proposta, a adoção temporária de gestão cívico-militar tem por finalidade o controle de situação extrema de evasão e violência dentro e fora da escola.

O projeto estabelece que cabe exclusivamente à comunidade escolar decidir sobre o início e o término do sistema de gestão cívico-militar, mediante aprovação de um plano de trabalho.
As decisões disciplinares nas escolas de gestão cívico-militares devem ser tomadas conjuntamente entre os militares e as equipes pedagógicas, respeitado o projeto político pedagógico da escola.
A proposta diz ainda que as escolas de gestão cívico-militar devem assegurar aos estudantes e aos profissionais da educação as liberdades individuais, sem distinção de qualquer natureza
Os militares que forem destacados para atuação na gestão escolar cívico-militar devem passar por curso de formação voltado ao conhecimento das diretrizes pedagógicas, cívicas e democráticas.
Objetivos da proposta
O texto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e está em tramitação na Câmara dos Deputados. Segundo o autor da proposta, deputado Mário Heringer (PDT-MG), os objetivos da proposta são estabelecer os limites da atuação de militares na escola, a escolha democrática da comunidade escolar, os direitos constitucionais individuais de estudantes e profissionais da educação.
“É preciso que se entenda que escolas públicas regulares não podem ser convertidas em escolas vocacionais militares, ao arrepio da Lei e dos princípios constitucionais, como hoje ocorre em várias experiências concretas”, afirmou.
“O que tem ocorrido no Brasil, nas mais de 100 escolas militarizadas que já se espalham pelo território nacional, é uma conversão de um modelo de escola regular civil em um modelo exclusivo ou híbrido de escola vocacional militar. Em geral, os diretores civis são afastados do cargo para dar lugar a um diretor militar, no mais das vezes um oficial da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros”, explicou.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
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Da Redação/WS