Política e Administração Pública

CCJ aprova título de Capital Nacional das Etnias para Ijuí, no RS

22/11/2019 - 15:29  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 10095/18, do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), que confere o título de “Capital Nacional das Etnias” ao município de Ijuí, no Rio Grande do Sul. O relator, deputado Darcísio Perondi (MDB-RS), recomendou a aprovação.

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Título foi proposto pelo deputado Pompeo de Mattos

Fundada em 1890, a cidade reúne vários grupos étnicos, segundo Pompeo de Mattos. “Na Festa Nacional das Culturas Diversificadas, pode-se visitar e provar pratos típicos e apreciar danças e apresentações, o que possibilita conhecer um pouco dos costumes das terras natais dos antepassados”, disse o parlamentar.

Viaduto
Também foi aprovado o Projeto de Lei 1830/15, do deputado Pedro Uczai (PT-SC), que denomina “João Batista Menegatti” o viaduto na BR-282 para travessia urbana em Xanxerê (SC). O relator, deputado Darci de Matos (PSD-SC), recomendou a aprovação.

“Descendente de italianos, João Batista Menegatti foi um pioneiro que muito contribuiu para o desenvolvimento do oeste catarinense, um homem que ficou anônimo na história, mas que merece reconhecimento”, afirmou Pedro Uczai.

Como tramitam em caráter conclusivo, os textos devem seguir agora para o Senado Federal, a menos que haja recurso para análise pelo Plenário.

Rodovia
A CCJ também aprovou as emendas do Senado a uma proposta da ex-deputada e atual senadora Rose de Freitas (Pode-ES) que denomina “Rodovia Deputado Aloízio Santos” o trecho da BR-262 entre Cariacica e Viana, no Espírito Santo.

O Projeto de Lei 2425/07, aprovado pela Câmara em 2009, homenageia o parlamentar que foi prefeito de Cariacica por duas vezes e notabilizou-se pela defesa da duplicação daquela rodovia. O texto segue para sanção presidencial.

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta