Sessão solene homenageia Dia Nacional da Consciência Negra
A data foi instituída oficialmente em 2011 com o objetivo de homenagear Zumbi dos Palmares
19/11/2019 - 14:48
Em sessão solene realizada hoje na Câmara dos Deputados, políticos e convidados comemoraram o Dia Nacional da Consciência Negra (celebrado em 20 de novembro) e ressaltaram as dificuldades que ainda precisam ser enfrentadas para superar a desigualdade racial no Brasil.
Em discurso lido no Plenário, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, ressaltou que a Casa desenvolve iniciativas que buscam promover a consciência das diferenças de tratamento por considerações raciais, como a realização de debates e a manutenção da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Comunidades Quilombolas e da Frente Parlamentar Mista Brasil-África com Participação Popular de Enfrentamento ao Racismo.
“A desigualdade, embora ofensiva à Constituição Federal, é inegável”, disse o presidente acrescentando que é preciso, urgentemente, reconhecer e cessar os abusos a que os negros ainda estão sujeitos no Brasil. “Para tanto, é fundamental promover a consciência sobre o problema, o que caracteriza a grande oportunidade desta sessão solene.”
O deputado David Miranda (Psol-RJ), um dos requerentes para a realização da solenidade, ressaltou a importância da luta para o fim das desigualdades sociais. “Nossa luta é para demonstrar para a nossa juventude que nós temos caminhos, que nós temos políticas, que nós temos força”, afirmou.

De acordo com o IBGE, em 2018, os trabalhadores brancos receberam, em média, cerca de 75% a mais do que os pretos e pardos.
O representante da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Esequiel Roque do Espírito Santo, disse que o governo tem buscado priorizar políticas públicas para reduzir essas disparidades e levar igualdade de oportunidade a todos os brasileiros.
Além de David Miranda, pediram a realização dessa sessão solene os deputados Damião Feliciano (PDT-PB), Ivan Valente (Psol-SP) e Paulo Pimenta (PT-RS).
Homenagem a Zumbi
O Dia Nacional da Consciência Negra foi instituído oficialmente pela Lei 12.519/11 com o objetivo de homenagear o Herói da Liberdade, Zumbi dos Palmares, que se tornou o mártir contra a Escravidão no Brasil.
Zumbi, um dos principais nomes da resistência negra na luta contra a escravidão, foi assassinado em 1965 no Quilombo de Palmares, território ocupado por africanos escravizados, indígenas e brancos pobres, que se rebelaram contra o jugo autoritário dos colonizadores.
Reportagem – Giovanna Ribeiro
Edição – Natalia Doederlein