Direitos Humanos

Projeto proíbe seguros de recusar clientes em razão de deficiência

Proposta reforça direito já previsto no Código de Defesa do Consumidor

30/10/2019 - 09:22  

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Rubens Otoni destaca que são recorrentes os casos em que seguradoras se negam a atender essa parcela da população

O Projeto de Lei 2346/19 altera a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI) para proibir operadoras de seguros privados de se recusarem a vender serviços à pessoa com deficiência em razão de sua condição física, mental, intelectual ou sensorial.

Autor do projeto, o deputado Rubens Otoni (PT-GO) afirma que, apesar de o Código de Defesa do Consumidor proibir fornecedores de se recusarem a vender bens ou serviços a que se proponha a adquiri-los, na prática, são recorrentes os casos de negativa por seguradoras de prestação de serviço à pessoa com deficiência.

“Há que se reconhecer o avanço consubstanciado pela aprovação do Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13146/15), todavia é preciso garantir que os direitos ali entabulados sejam na prática respeitados e garantam a essas pessoas o pleno acesso aos planos de seguro”, disse.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Murilo Souza
Edição - Alexandre Pôrto

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2346/2019

Íntegra da proposta