Consumidor

Comissão especial promove debate sobre portabilidade da conta de luz

06/11/2019 - 08:41  

Marcos Oliveira/Agência Senado
Medida em análise permite que consumidor escolha o fornecedor no mercado de energia elétrica

A comissão especial que analisa o Projeto de Lei 1917/15, que prevê a portabilidade da conta de luz, a fim de permitir aos consumidores optar entre diferentes fornecedores no mercado de energia elétrica realiza audiência pública nesta tarde. O debate atende a requerimento dos deputados Edio Lopes (PL-RR) e Jaqueline Cassol (PP-RO).

"Entendemos que é necessário que os legisladores obtenham o máximo possível de subsídios acerca das consequências, impactos e demais implicações que a matéria trará para o setor elétrico e principalmente para o consumidor brasileiro", afirma Lopes, que é relator da proposta na comissão.

A proposta chegou a ser analisada por uma comissão especial no ano passado, mas o relatório não foi votado e ela acabou sendo arquivada ao final da legislatura. O texto foi desarquivado a pedido do deputado Rodrigo de Castro (PSDB-MG), único dos autores que foi reeleito.

Foram convidados:
- o presidente da Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica, Marcos Aurélio Madureira;
- o presidente da Associação Brasileira de PCHs e CGHs (ABRAPCH), Paulo Arbex;
- a analista de Assuntos Regulatórios da Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa (Abragel), Nathália Nóbrega; e
- o engenheiro consultor técnico da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Energia Elétrica (Apine), Luiz Roberto Morgenstern Ferreira.

A reunião será realizada às 14h30, no plenário 8.

Assista ao vivo

Da Redação – RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.