Política e Administração Pública

Projeto responsabiliza União por uso indevido da Cide

14/03/2005 - 19:52  

O Projeto de Lei 4791/05, de autoria do deputado Carlos Melles (PFL-MG), responsabiliza a União por acidentes e prejuízos causados pela má conservação das rodovias federais, no caso de uso indevido de recursos provenientes da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). Essa contribuição incide sobre importação e comercialização do petróleo e derivados, gás natural e álcool etílico combustível.
De acordo com o parlamentar, o dinheiro arrecadado com a Cide vem sendo desviado para o pagamento da aposentadoria de servidores públicos e da dívida externa. Pela legislação, os recursos devem ser aplicados em programas de infra-estrutura de transportes; projetos ambientais relacionados à indústria do petróleo e do gás; e no pagamento de subsídios a preços ou transporte de álcool combustível, gás natural e derivados de petróleo. "A conseqüência natural é o mau estado das rodovias federais, gerando toda sorte de acidentes", lamenta o deputado.
A proposta assegura à União o direito de mover ação contra o ministro dos Transportes ou o servidor público que autorizou o uso indevido de recursos, para pedir ressarcimento do valor gasto.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será apreciado pelas comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Da Reportagem/FB

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 216.1851/216.1852
Fax. (61) 216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.