Economia

Comissão aprova inclusão de metas para crianças nos projetos da LDO

25/10/2019 - 14:56  

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLP) 46/15, que torna obrigatória a inclusão de um anexo de metas destinadas a crianças e adolescentes nos projetos anuais da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para a União e os demais entes federados. O texto altera a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/00).

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
A comissão aprovou parecer da deputada Leandre, que foi favorável

A relatora, deputada Leandre (PV-PR), recomendou a aprovação. “As crianças só podem ter um pleno desenvolvimento quando houver instituições fortes e todas as políticas corretas forem feitas, e devemos a elas e a nós mesmos algo melhor do que já tem sido feito”, afirmou.

A proposta está em tramitação na Câmara dos Deputados. O projeto prevê os principais aspectos que devem compor uma programação mínima de atuação no sentido de proteger, integrar e valorizar as crianças e adolescentes, expressa por meio das diretrizes que norteiem a elaboração e execução do Orçamento.

O texto, da deputada Erika Kokay (PT-DF), diz que o anexo deverá conter: avaliação do cumprimento das metas relativas ao exercício anterior; e demonstrativo das metas anuais, acompanhado de memória, metodologia e indicadores econômico-sociais considerados na definição dos objetivos pretendidos.

As metas anuais deverão ser comparadas com aquelas fixadas nos três exercícios anteriores, evidenciando-se ainda a consistência com as premissas e os objetivos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A LDO é uma lei de vigência anual que orienta a elaboração e a execução do Orçamento no exercício seguinte. Além da meta fiscal, traz regras sobre as ações prioritárias do governo, transferência de recursos para entes federados e setor privado e fiscalização de obras com recursos da União, entre outras medidas.

Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PLP 46/2015

Íntegra da proposta