Cidades e transportes

CCJ aprova prioridade e vagas reservadas a pessoas com câncer

10/10/2019 - 15:22  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (10), proposta do Senado que garante prioridade de atendimento e reserva de assentos no transporte público a pessoas com câncer.

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Dr. Frederico, relator da proposta na CCJ

O relator, deputado Dr. Frederico (Patriota-MG), apresentou parecer favorável ao Projeto de Lei 10823/18, às propostas que estavam apensadas e ao substitutivo da Comissão de Seguridade Social.

De acordo com o substitutivo, as pessoas com câncer terão a mesma prioridade já garantida por lei aos idosos, grávidas, pessoas com crianças de colo e obesos na preferência em filas e transporte público. O texto aprovado também garante vagas especiais nos estacionamentos públicos para as pessoas com a doença, assim como já é garantido às pessoas com mobilidade reduzida.

O projeto original garante tratamento especial apenas às pessoas que estejam se submetendo à quimioterapia ou radioterapia.

A proposta foi aprovada em caráter conclusivo e, portanto, poderá retornar para nova análise dos senadores, a não ser que haja um recurso para votação pelo Plenário da Câmara.

Reportagem - Paula Bittar
Edição - Geórgia Moraes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta