Economia

Prêmio incentiva produção de trabalhos de Economia

18/02/2005 - 13:49  

A criação de um prêmio nacional em Economia, com o objetivo de incentivar a produção e a publicação de trabalhos que sirvam de aporte para orientar a formulação de política econômica voltada ao desenvolvimento, é prevista pelo Projeto de Lei 4711/04, da deputada Mariângela Duarte (PT-SP).
Em defesa da proposta, a parlamentar explica que, desde o início da década de 80, a economia brasileira tem apresentado um fraco desempenho, quando em apenas alguns anos as taxas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) superaram os 4%. "A política econômica deve ser indutora do crescimento e do emprego. Precisamos avançar no sentido de promover o desenvolvimento de nosso País com justiça social e igualdade de oportunidades para todos os cidadãos", argumenta Mariângela Duarte.

Homenagem
De acordo com o projeto, o chamado Prêmio Nacional Destaque em Economia e Desenvolvimento Celso Furtado será concedido anualmente a economistas brasileiros que apresentarem trabalhos que analisem e orientem a tomada de decisões públicas em aspectos relacionados ao desenvolvimento econômico e social do País. Para a escolha dos premiados, será constituída uma comissão especial formada por integrantes de departamentos de economia de universidades públicas, de ministérios e por economistas de notório saber.
Segundo Mariângela Duarte, o prêmio serve também como forma de homenagem ao economista Celso Furtado "pela sua contribuição brilhante para o desenvolvimento do Brasil".

tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo nas comissões de Educação e Cultura, onde está atualmente; e de Constituição e Justiça e de Cidadania

Da Redação/RB

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 216.1851/216.1852
Fax. (61) 216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.