Cidades e transportes

Projeto permite transporte de carga dentro do veículo, se não oferecer risco

03/10/2019 - 09:57  

O Projeto de Lei 4519/19 altera o Código de Trânsito Brasileiro para estabelecer que os itens que não bloqueiem a visibilidade do condutor e não ofereçam riscos aos ocupantes poderão ser transportados no interior de veículos de passageiros.

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Para o deputado Elias Vaz, a norma atual não é clara

Atualmente, o CTB não prevê normas específicas para o transporte de cargas no interior do veículo. O código determina apenas que o transporte de cargas e de bicicletas em automóvel, caminhonete, camioneta e utilitário siga normas estabelecidas pelo Contran.

A norma vigente (Resolução 349/10) prevê que esses itens sejam acondicionados e afixados de modo que não coloquem em perigo pessoas, não atrapalhem a visibilidade, não ocultem as luzes, incluídas as luzes de freio, entre outras exigências.

Na opinião do autor do projeto, deputado Elias Vaz (PSB-GO), o cidadão comum não sabe como proceder e acaba sujeito a multas e à anotação de pontos na carteira. “A medida se mostra necessária para que o bom senso e a lei possam andar juntos. A norma atual não é clara”, diz o autor.”

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta