Ciência, tecnologia e Comunicações

Câmara lança serviço de checagem de informações pelo WhatsApp

Medida visa combater fake news ao ajudar a sociedade a checar notícias sobre a instituição

25/09/2019 - 16:45  

A Câmara dos Deputados lançou nesta quarta-feira (25) o Comprove – um canal para checagem de notícias. Por meio do número de WhatsApp (61) 99660-2003, o usuário poderá consultar a veracidade de informações relacionadas à atividade, à estrutura e à administração da Casa e aos deputados federais no desempenho de sua função regimental.

Além de enviar a resposta ao cidadão por WhatsApp, a Câmara também publicará as demandas de maior interesse na página do Comprove, no portal da instituição e nas redes sociais, facilitando o processo de verificação das fake news.

Cada ocorrência levará os selos "É fato", "É falso" ou "É impreciso", com a respectiva explicação. Na página, haverá também dicas de como não se deixar enganar pelas notícias falsas que circulam nas redes sociais.

O atendimento será restrito a notícias, ou seja, matérias que apresentem características do gênero jornalístico. Os interessados deverão enviar links da internet, fotos, capturas de tela, vídeos ou áudios das informações a serem checadas. Não serão checados atos praticados pelos deputados em âmbito privado, em atividades nos estados de origem ou anteriores ao mandato, assim como conceitos amplos, opiniões e tendências.

O Comprove é um projeto da Secretaria de Participação, Interação e Mídias Digitais (Semid) e visa consolidar a Câmara como agência primária de checagem de fake news. O lançamento do serviço ocorreu durante o seminário Fake News, Redes Sociais e Democracia, no auditório Nereu Ramos.

Atendimento
- Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h (horário de Brasília), exceto feriados.

- O canal é exclusivo para recebimento de mensagens via WhatsApp. Não serão atendidas ligações telefônicas.

- Cadastro: para o adequado atendimento da demanda, alguns dados serão requeridos durante o atendimento, como nome completo, cidade, estado e e-mail pessoal.

Da Assessoria de Imprensa

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.