Comissão de Educação debate políticas intersetoriais para a primeira infância
05/09/2019 - 08:28
A Comissão de Educação da Câmara debate hoje a intersetoriedade das políticas públicas da primeira infância. O debate atende a requerimento da deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF).
A deputada destaca que crianças que nascem em situação de pobreza, vivem em condições de falta de saneamento, recebem pouco cuidado ou pouca estimulação mental e uma nutrição empobrecida nos primeiros anos de vida têm maior probabilidade que seus contemporâneos ricos de crescerem com defasagem corporal e mental.
Belmont acrescenta que investimentos na Primeira Infância conduzem a benefícios significativos em longo prazo, que reduzem a lacuna entre alta e baixa renda familiar.
"Investir em crianças novas em situação de desvantagem “promove justiça e equidade social e, ao mesmo tempo, promove produtividade na economia e na sociedade como um todo”. Contudo, as políticas sociais frequentemente são remedeios e fragmentadas, focando em apenas um problema por vez".
Foram convidados:
- o ministro da Cidadania Osmar Terra;
- o subsecretário de Educação Básica da Secretaria de Educação do Distrito Federal, Hélber Vieira;
- a subsecretária de Políticas para Crianças e Adolescentes da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, Adriana Faria; e
- o secretário de Saúde do Distrito da Federal, Osnei Okumoto.
O público poderá participar do debate pela internet.
A reunião será realizada às 9h30, no plenário 10
Da Redação – RL