Meio ambiente e energia

Minas e Energia rejeita uso de óleo diesel em carros de passeio

29/08/2019 - 14:54  

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados rejeitou proposta que tinha o propósito de liberar o uso do diesel em automóveis pequenos. Relator do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 52/19, o deputado Cléber Verde (REPUBLICANOS-MA), recomendou a rejeição do projeto. Segundo ele, em vez de autorizar o diesel como fonte energética, o Brasil precisa incentivar o uso de carros elétricos ou movidos a etanol – duas opções menos poluentes.

Verde afirmou ainda que a expansão do consumo do diesel pode prejudicar sobremaneira os caminhoneiros, já que o óleo tem subsídios tributários. Explicou ainda que o País importa grande parte do diesel consumido no mercado interno, o que também poderá impactar no preço final.

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Cleber Verde: Brasil precisa incentivar o uso de carros elétricos ou movidos a etanol – duas opções menos poluentes

“Caso seja liberado o uso de diesel para carros de passeio, a pressão sobre a demanda deverá subir consideravelmente, e é razoável supor elevação da pressão inflacionária decorrente desse arranjo”, disse.

A medida rejeitada pretendia suspender os efeitos da portaria 23/94 do Departamento Nacional dos Combustíveis e da Resolução 292/08 do Conselho Nacional de Trânsito. As duas tratam da proibição de óleo diesel em veículos com menos de uma tonelada.

O autor do projeto, deputado Coronel Tadeu (PSL-SP), entende que a tecnologia já viabilizou o uso ecologicamente sustentável do diesel em automóveis pequenos e que a restrição impede o desenvolvimento do biodiesel. Ele afirma que, como não há leis proibindo o uso do diesel em veículos de passeio, o Executivo extrapolou o seu poder ao ditar a vedação.

Tramitação
A proposta ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de ir à votação em Plenário.

Reportagem - Carol Siqueira
Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta