Política e Administração Pública

Conselho de Ética instaura processo contra Maria do Rosário

14/08/2019 - 16:56   •   Atualizado em 14/08/2019 - 20:49

Michel Jesus/ Câmara dos Deputados
Processo contra Maria do Rosário foi aberto a pedido do PSL

Foi instaurado nesta quarta-feira (14), no Conselho de Ética, processo, referente à representação nº 06/19, em desfavor da deputada Maria do Rosário (PT-RS). A lista tríplice para futura escolha do relator desse processo foi sorteada e é composta pelos deputados Hugo Leal (PSD-RJ), JHC (PSB-AL) e Hiran Gonçalves (PP-RR).

Na representação que pede a perda do mandato da parlamentar, o PSL alega que Maria do Rosário teria empurrado deputados durante sessão do Plenário em maio que contou com a presença do ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Em nota, divulgada nesta tarde, a deputada afirma ser vítima de uma perseguição permanente:

"Como deputada e mulher, tenho sofrido uma perseguição permanente. A população recebe todos os dias falsas informações sobre o meu trabalho e muitos são incitados a ataques de ódio. Sou uma democrata que defende intransigentemente os direitos humanos e isto incomoda os que temem uma sociedade plural e justa.

Esta iniciativa junto ao Conselho de Ética visa me intimidar. Tenho certeza que esta ação ofensiva não se sustentará diante dos fatos e confio que a Câmara dos Deputados não dará guarida a iniciativas que visam exclusivamente aprofundar a divisão no Brasil."

Outros processos
Ainda nesta quarta, o deputado Alexandre Leite (DEM-SP) foi escolhido o relator do processo contra o deputado Boca Aberta no Conselho de Ética, referente às representações nº 02/19 e nº 03/19 (apensada) do Partido Progressista (PP). Ele foi sorteado para substituir o deputado Eduardo Costa (PTB-PA) na relatoria.

O deputado Luiz Carlos (PSDB-AP) apresentou, também nesta quarta-feira, parecer preliminar referente à representação nº 04/19 em desfavor do deputado José Medeiros (PODE-MT).  O relatório pede o arquivamento do processo.

A sessão foi suspensa com o início da Ordem do Dia.

 

Da Redação - AC

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.