Seminário debate políticas públicas para câncer de cabeça e pescoço
11/07/2019 - 10:17
A Comissão de Seguridade Social e Família promove hoje um seminário sobre políticas públicas para o câncer de cabeça e pescoço.
O objetivo do evento, proposto pela deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), é debater a necessidade de atualização da Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas do Câncer de Cabeça e Pescoço (Portaria 516/15) e dar mais visibilidade a essa doença.
“Apesar da incidência, o câncer de cabeça e pescoço ainda é pouco falado e é uma doença socialmente carregada de estigmas. Em muitos casos, há a necessidade de mutilação do paciente e isso faz com que muitas pessoas se afastem do convívio e sejam discriminadas pela sociedade”, disse Zanotto, que é coordenadora da Frente Parlamentar Mista da Saúde.
Câncer de cabeça e pescoço é a denominação genérica de tumores que se originam de várias regiões das vias aéreo-digestivas, como boca, língua, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, seios paranasais.
Em 2014, a Federação Internacional de Sociedades Oncológicas de Cabeça e Pescoço instituiu o dia 27 de julho como o Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço, para conscientizar a população sobre fatores de risco, prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.
No final do ano passado, a Câmara aprovou proposta que institui julho como Mês Nacional de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço. O texto está agora em análise no Senado.
Convidados
Foram convidados para discutir o assunto com os parlamentares:
- a representante da Coordenação Geral de Atenção Especializada do Ministério da Saúde Aline Leal Gonçalves Creder Lopes;
- a presidente da Associação de Câncer de Boca e Garganta-ACBG, Melissa Ribeiro;
- a diretora-geral da ACT Promoção da Saúde, Paula Johns;
- o representante da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) Gilberto Castro;
- o primeiro secretário da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), Marco Aurélio Vamont;
- a representante da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF) Cristina Lemos Barbosa Furia; e
- o representante da Associação Brasileira de Odontologia Marcelo Marucci.
O seminário será realizado no plenário 9, a partir das 11 horas, e será interativo. Os interessados poderão acompanhar o debate pela internet e enviar perguntas aos convidados. Clique no banner abaixo e participe.
Da Redação - MB
