Cidades e transportes

CCJ aprova homenagens a quatro municípios

06/06/2019 - 14:20  

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Reunião Ordinária
Textos que fazerm homenagem a municípios pode seguir direto para a análise do Senado.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou nesta semana quatro propostas de homenagem a municípios brasileiros. Todos os textos seguem agora para análise do Senado, a não ser que haja recurso para análise do Plenário da Câmara.

O Projeto de Lei 2477/15, de autoria do deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), confere ao município de Esteio, no Rio Grande do Sul, o título de capital nacional da solidariedade. Segundo o parlamentar, a cidade foi atingida recentemente por tempestades, que resultaram em prejuízo aos moradores. “A superação das adversidades só foi possível graças à solidariedade”, afirmou.

O PL 6408/16, de autoria do deputado Afonso Hamm (PP-RS), confere ao município de Canguçu, no Rio Grande do Sul, o título de capital nacional da agricultura familiar. Segundo o parlamentar, atualmente 63,4% da população de 55 mil habitantes mora no meio rural, em 14 mil propriedades (minifúndios), e são responsáveis por diversificada produção agrícola, em destaque o tabaco.

O PL 9182/17, de autoria do deputado Covatti Filho (PP-RS), confere ao município de Guabiju, no Rio Grande do Sul, o título de capital nacional do guabiju. Segundo o parlamentar, o nome da cidade tem origem em um fruto silvestre (Myrcianthes pungens), também conhecido como mirtilo brasileiro. “Além de saudável, é muito saboroso”, disse.

O PL 9470/18, de autoria do deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC), confere ao município de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, o título de capital nacional dos atiradores. Segundo o parlamentar, a cidade conta com expressivo número de descendentes alemães e realiza todo ano em novembro a Festa do Tiro, para, conforme a tradição alemã, aclamar o “rei dos atiradores”.

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.