Trabalho, Previdência e Assistência

Deputada denuncia troca de emendas por apoio à reforma da Previdência

Deputada Professora Rosa Neide participou de reunião com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, na qual ele teria oferecido emendas extras a parlamentares que apoiassem a reforma

30/05/2019 - 18:21   •   Atualizado em 30/05/2019 - 19:07

Durante a reunião da comissão especial que analisa a reforma da Previdência (PEC 6/19), a deputada Professora Rosa Neide (PT-MT) denunciou a oferta pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, de emendas extras aos parlamentares que apoiassem a reforma da Previdência.

A deputada participou ontem (29) de reunião no Ministério da Educação com outros parlamentares e reitores de universidades do seu estado. "O ministro, ao meu lado, virou para os presentes e disse: o País está falido, não tem dinheiro para nada; em seguida, ele fez um encaminhamento, oferecendo emendas extras aos parlamentares -deputados R$ 10 milhões, senadores, 15 - que votassem em favor da reforma da Previdência”, revelou.

De acordo com Rosa Neide, Weintraub afirmou que os recursos poderiam ser direcionados para resolver o problema das universidades e dos institutos federais. A deputada criticou a atitude. “Nenhum parlamentar precisa de emenda para decidir o seu voto. Emenda é direito de parlamentar. Emenda não é para fazer barganha", afirmou.

O deputado Silvio Costa Filho (PRB-PE), que presidia a reunião, disse que vai levar o assunto ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Ele sugeriu votar requerimento de convite ao ministro para comparecer à comissão. "Eu acho que todo tipo de denúncia, todo tipo de dúvida sobre o Parlamento, tem de ser esclarecida. Vamos votar o requerimento na próxima semana e pedir, naturalmente, esclarecimentos".

Os deputados Bira do Pindaré (PSB-MA) e Luiza Erundina (Psol-SP) apresentaram nesta quinta-feira (30) requerimento de convocação do ministro da Educação para esclarecer a denúncia.

Procurado pela reportagem, o Ministério da Educação não se manifestou sobre o caso.

Reportagem - Sílvia Mugnato
Edição - Geórgia Moraes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.