Trabalho, Previdência e Assistência

Sessão solene chama atenção para o Dia Livre de Impostos

28/05/2019 - 18:08  

A Câmara dos Deputados realizou solenidade em homenagem ao Dia Livre de Impostos, comemorado dia 30 de maio. A data foi criada para conscientizar a população sobre a alta carga tributária no país. Nesse dia, comerciantes vão cortar os impostos para revelar os reais preços dos seus produtos e serviços.

Em discurso enviado para ser lido no Plenário, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse que o excesso de tributos e de burocracia são obstáculos para o desenvolvimento econômico brasileiro e para a atração de investimento estrangeiro. Maia acrescentou que é preciso “simplificar a vida” das empresas e dos cidadãos, além de aprovar a reforma tributária. “A esse respeito, a Câmara dos Deputados vem se empenhando em colocar em votação a reforma da Previdência, considerada prioritária para estimular a retomada do crescimento”, disse.

Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Homenagem ao Dia Livre de Impostos
Charlles Evangelista: brasileiro trabalha 153 dias no ano apenas para pagar impostos

O deputado Charlles Evangelista (PSL-MG), autor do pedido para a realização da solenidade e membro da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, destacou que o brasileiro trabalha 153 dias apenas para pagar os impostos, e que o Brasil é um dos países com maior carga tributária do mundo. “Entre os trinta países com impostos mais altos, temos o infeliz título de o pior país em termos de retorno desse dinheiro para a população”, frisou.

O deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) também afirmou que a carga tributária brasileira inviabiliza o desenvolvimento, além de sobrecarregar a população mais pobre. “É justamente essa população mais pobre que paga 40% de carga tributária para financiar a elite brasileira. E, em regra, a elite brasileira são os funcionários públicos, os parlamentares, juízes, ministros, promotores, servidores federais”, salientou.

O presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, José Cesar da Costa, destacou que em 2018 o setor de comércio e serviço cresceu 2,3%, enquanto o Brasil apenas 1,1%. Costa frisou que a reforma tributária é fundamental para a retomada do crescimento do país. “Nosso sistema tributário reforça desigualdade e somos um dos países mais tributados do mundo. Aqui no Brasil, os impostos sufocam o consumidor e o empresário”, enfatizou.

No mesmo sentido, Lucas Pitta, coordenador nacional da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem, esclareceu que a iniciativa do Dia Livre de Impostos conta com a participação de diversos segmentos do varejo. “Em artigos de higiene pessoal, a carga tributária é de 46%; sobre o custo de um eletrônico, incidem cargas de até 43%; em itens de perfumaria, as taxas chegam a 70%; então, a reforma tributária é necessária e urgente”, esclareceu.

A lista com os nomes das lojas participantes da iniciativa no dia 30 de maio pode ser vista no site www.dialivredeimpostos.com.br

Reportagem - Karina Berardo
Edição - Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.