Saúde

Câmara faz sessão solene em homenagem ao Dia do Psicanalista

06/05/2019 - 19:36  

Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Homenagem ao Dia do Psicanalista
Sessão foi realizada no Plenário da Câmara nesta segunda-feira

A Câmara dos Deputados realizou nesta segunda-feira (6) sessão solene em homenagem ao Dia do Psicanalista. Em discurso enviado para ser lido no Plenário, o presidente da Casa, Rodrigo Maia, destacou que cada vez mais o profissional psicanalista tem sido demandado pela sociedade, por causa do aumento de doenças como a depressão e o pânico.

“A saúde mental dos indivíduos tem grande impacto também na coletividade e, por isso, se transforma em questão de saúde pública. Fenômenos como o fanatismo, o messianismo e o terrorismo, por exemplo, estão sendo estudados sob o ponto de vista da psicologia, que contribui decisivamente para ações preventivas”, ponderou.

O deputado Professor Israel Batista (PV-DF), autor do pedido para a solenidade, afirmou que a escola é um espaço essencial para o debate sobre as questões psicológicas, porque a realidade das mazelas sociais se revela dentro do ambiente escolar. “O Brasil é o primeiro no mundo no ranking de violência escolar, e os professores precisam do serviço de apoio para poder ajudar os alunos”, destacou.

Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Homenagem ao Dia do Psicanalista. Dep. Professor Israel Batista (PV-DF)
Professor Israel Batista: os professores precisam do serviço de apoio para poder ajudar os alunos

Relações sociais
A deputada Erika Kokay (PT-DF) salientou a importância das técnicas e dos ensinamentos da psicanálise para ajudar a lidar com o que é humano. “Como disse Lacan, não julgue, entenda o significado. Em um momento em que a gente vê tanto ódio nas relações sociais, é preciso rever as relações sociais”, sugeriu.

O coordenador da Escola de Psicanálise de Brasília, Otávio Kalile, lembrou que a função de todos os profissionais dessa área mudou ao longo dos 120 anos de fundação da psicanálise. “A nossa função hoje é fazer com que os indivíduos se tornem sujeitos, reconheçam seus desejos e se reconstruam”, finalizou.

Reportagem – Karina Berardo
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.