Meio ambiente e energia

Júlio Delgado presidirá CPI de Brumadinho; Rogério Correia será o relator

Rompimento de barragem ocorrido em janeiro causou a morte 228 pessoas (outras 49 permanecem desaparecidas). CPI vai investigar causas do desastre socioambiental

25/04/2019 - 14:20  

A Câmara dos Deputados instalou nesta quinta-feira (25) a comissão parlamentar de inquérito (CPI) que vai investigar as causas do rompimento da barragem da mineradora Vale em Brumadinho (MG).

O deputado Júlio Delgado foi eleito presidente do colegiado. Os deputados Zé Silva (Solidariedade-MG); Gilberto Abramo (PRB-MG); e Áurea Carolina (Psol-MG) ocuparão a 1ª, 2ª e 3ª vice-presidência, respectivamente. A relatoria ficará a cargo do deputado Rogério Correia (PT-MG).

A CPI foi sugerida pelos deputados Joice Hasselmann (PSL-SP), Carlos Sampaio (PSDB-SP) e Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ). A comissão é composta por 43 integrantes titulares, com igual número de suplentes, e funcionará inicialmente por 120 dias.

Histórico
O rompimento da barragem ocorreu no dia 25 de janeiro e causou a morte de 228 pessoas. Segundo a Defesa Civil de Minas Gerais, 49 pessoas continuam desaparecidas.

Além de pedir punição aos responsáveis pela tragédia, os integrantes da CPI devem propor mudanças na política de segurança de barragens com o objetivo de aprimorar as regras gerais para construção e desativação de áreas de rejeitos de mineração. Uma comissão externa para acompanhar o caso já está em funcionamento.

Da Redação - MO

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.