Secretário Rogério Marinho vai explicar reforma da Previdência na CCJ
26/03/2019 - 14:34 • Atualizado em 26/03/2019 - 15:11
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, Felipe Francischini (PSL-PR), acaba de abrir os trabalhos da comissão, que fará audiência pública sobre a reforma da Previdência (PEC 6/19).
O secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, está presente.
Ele vem substituir o ministro da Economia, Paulo Guedes, que cancelou hoje a vinda a comissão para esclarecer pontos da reforma, que está em análise na CCJ. Segundo nota do Ministério da Economia, Paulo Guedes optou por esperar a designação de um relator para a proposta antes de vir conversar com os deputados.
Francischini afirmou que foi pego de surpresa com a decisão do ministro da Economia de não comparecer à audiência pública para debater a reforma da Previdência.
Ele disse que, pessoalmente, era favorável à vinda de Guedes apenas na comissão especial, que vai analisar o mérito da proposta (a CCJ avalia apenas a admissibilidade de propostas de emenda à Constituição), mas seguiu acordo feito pela comissão para o convite de Guedes. “Não sei por quais razões o ministro decidiu não vir. Talvez para esperar um melhor ambiente político ou uma designação de relatoria (da reforma)”, disse o presidente da CCJ.
O líder do governo na Câmara, deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO), disse que Paulo Guedes sabe que é importante vir à comissão, mas que a situação política atual não favoreceu o debate. “Há um clima de arrefecimento na relação entre Executivo e Legislativo”, disse o deputado, ao defender que o debate ocorra quando o clima estiver melhor.
O líder da oposição, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), considerou a ausência do ministro inaceitável. Segundo ele, ou Paulo Guedes “não tem segurança dos números da Previdência ou tem profundo desprezo pelo Parlamento”. Molon disse que já tem as assinaturas necessárias para apresentar um requerimento pedindo a convocação do ministro à CCJ.
Reportagem – Paula Bittar
Edição – Wilson Silveira