Gilberto Nascimento quer melhorar a lei para atender brasileiros com algum tipo de deficiência
14/03/2019 - 14:44
O novo presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara, deputado Gilberto Nascimento (PSC-SP), disse que o principal objetivo do seu mandato será a busca pela melhoria de vida das pessoas que têm algum tipo de necessidade especial, já que considera a legislação para este grupo falha e distante das recomendações internacionais.
"A ONU criou os princípios de igualdade em 1945, mas somente em 2016 a Câmara se preocupou em criar uma comissão específica para tratar do assunto", disse.
Perfil
Gilberto Nascimento, 62 anos, está em seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados. No ano passado, presidiu a Comissão do Idoso. Antes, foi três vezes vereador pela cidade de São Paulo e duas vezes deputado estadual por São Paulo. Formado em direito, Nascimento é ex-delegado de Polícia.
O que faz a comissão
A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência foi criada em 2015, a pedido das ex-deputadas Mara Gabrilli e Rosinha da Adefal, que são cadeirantes. O colegiado analisa todas as proposições que tratem de pessoas com deficiência; pesquisas científicas que visem a melhorar as condições de vida dessas pessoas, inclusive com células-tronco.
A comissão também recebe denúncias sobre ameaça ou violação dos direitos das pessoas com deficiência.
Reportagem - Cláudio Ferreira
Edição - Natalia Doederlein