Trabalho, Previdência e Assistência

Maia afirma que a reforma da Previdência vai impedir crise fiscal e corte de direitos

20/02/2019 - 12:27  

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Presidente da Câmara dos Deputados, dep. Rodrigo Maia, recebe o Presidente da República, Jair Bolsonaro
Bolsonaro veio pessoalmente entregar a proposta de reforma ao presidente Rodrigo Maia

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou que, se a reforma da Previdência não for aprovada, o Brasil pode enfrentar uma crise fiscal grave com corte de direitos e de aposentadorias, como ocorreu na Grécia e em Portugal. Maia recebeu o texto das mãos do presidente da República, Jair Bolsonaro, nesta quarta-feira (20).

Também participaram da entrega o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, os ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e da Economia, Paulo Guedes, e diversos líderes partidários.

“Portugal foi obrigado a acabar com os direitos adquiridos e cortou 30% das aposentadorias. Portugal hoje é um dos países que mais crescem na Europa porque teve um governo com a coragem de fazer as reformas”, disse.

Ele reafirmou que o maior desafio a ser enfrentado para aprovar a reforma da Previdência é fazer a comunicação correta sobre o tema. Maia, que tem participado de reuniões com diversos governadores para articular um texto de consenso, já afirmou que a proposta pode ser votada em junho. Para o presidente da Câmara, diversas categorias profissionais têm usado informações incorretas para garantir privilégios.

“Vi a reforma do presidente Temer ser desconstruída com falsas informações. Nosso desafio é mostrar aos brasileiros que eles têm sido instrumento de [manipulação] de poucas pessoas”, criticou o presidente da Câmara.

Ouça esta matéria na Rádio Câmara


Compromisso
O presidente Jair Bolsonaro reconheceu que a proposta pode enfrentar dificuldades na tramitação, mas disse que acredita no compromisso dos parlamentares com o Brasil para aprovação do texto. Segundo Bolsonaro, a reforma pode ser aperfeiçoada pelo Legislativo. “Não há outra saída. A proposta vai ser aperfeiçoada pelos senhores e pelas senhoras, e isso é importantíssimo, porque a responsabilidade é de todos nós. Vamos garantir para as futuras gerações uma previdência na qual todos possam receber”, afirmou Bolsonaro.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, ressaltou que o Congresso tem responsabilidade com o Brasil. Para Alcolumbre, a tramitação da reforma da Previdência vai demonstrar parceria, independência e harmonia entre os poderes. “Essa legislatura será responsável por escrever uma nova história do nosso País. O Senado vem dizer ao povo que está de mãos dadas com o novo Brasil", destacou.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.