Relações exteriores

ONG que recebe dinheiro público terá que atender Objetivos de Desenvolvimento da ONU

18/02/2019 - 15:05  

O Projeto de Lei 234/19 determina que as organizações não governamentais (ONGs) que recebem recursos públicos deverão se comprometer com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

O projeto foi apresentado pelo deputado licenciado Ney Leprevost (PSD-PR).

Temas
Fruto de um acordo celebrado em 2015, com coordenação da ONU, entre 193 países, o Brasil incluído, os ODS estão divididos em 17 objetivos e 169 metas, envolvendo temas diversificados como erradicação da pobreza, segurança alimentar e agricultura sustentável, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima e redução das desigualdades.

Pelo acordo, os ODS deverão orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional nos próximos 15 anos.

Segundo a proposta em análise na Câmara, as ONGs deverão formalizar o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável através de declaração de próprio punho assinada pelo representante da entidade, devendo ser anexada ao processo de solicitação de recursos. A declaração deverá indicar as ações da entidade que contribuirão com os objetivos.

Já as entidades cuja atividade fim não tenham relação com nenhum dos ODS deverão se comprometer por escrito a não os contrariar.

Tramitação
O PL 234/19 será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Trabalho, de Administração e Serviço Público; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Janary Júnior
Edição – Roberto Seabra

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta